TÓPICO II: CULTURA MATERIAL E CULTURA NÃO-MATERIAL

Toda cultura tem um aspecto material e outro não material.

A cultura material consiste em todo o tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, objetos, etc. utilizados por um grupo social. Por exemplo, no interior do Nordeste a farinha de mandioca é alimento básico, na cidade do Rio de Janeiro o cristo redentor.

A cultura não-material abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: regras morais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, etc. Por exemplo: a maioria da população segue a religião católica, não há pena de morte na legislação do Brasil e, embora proibido por lei, o preconceito racial é bastante claro no país.

Existe, porém, uma interdependência entre a cultura material e cultura não-material. Quando, por exemplo, assistimos à apresentação de uma orquestra, sabemos que as musicas apresentadas são produto da criatividade de um ou mais músicos. Entretanto, para comunicar sua criação aos outros, os artistas valem-se de instrumentos musicais para a sua exteriorização, também as religiões, de um modo geral, necessitam de templos, altares e outros elementos materiais para que possam ser praticadas.

ATIVIDADE

1. O que é cultura material?

2. Como percebemos a cultura não-material?

3. A cultura material independe da cultura não-material? Justifique.

4. Dê dois exemplos de cultura material e não-material do Estado de Minas Gerais.

About these ads