Plano de Curso de Sociologia – Ensino Médio

 

Objetivos gerais:

 

- desenvolver aperspectiva sociológica, proporcionando a aprendizagem do modo de pensar de umaárea do saber, reconhecendo a historicidade e o caráter provisório doconhecimento;

- contribuir para aformação humana problematizando a realidade próxima dos educandos e o confrontocom realidades culturalmente distantes;

- promover aautonomia do educando para que continue aprendendo;

- preparar oaluno para o mundo do trabalho, propiciando vivências de atividadesprofissionais no campo das Ciências Sociais;

- desenvolverconhecimentos necessários ao exercício da cidadania.

 

Apresentamos nos Quadro1, 2 e 3 a relação de temas, objetivos, conteúdos, para o ensino de Sociologia:

 

Ano/Bimestre Tema Objetivo Conteúdo
1º. Ano /1º. Bim. A Sociologia e o trabalho do Sociólogo Compreender a importância da Sociologia no contexto da sociedade da informação. Apresentar algumas possibilidades de inserção profissional do cientista social no mercado de trabalho. Apresentar a estrutura básica de organização de uma pesquisa de opinião.
  • natureza e cultura, noção de estranhamento e desnaturalização, juízo de valor, ética, ciência, etnocentrismo, pesquisa de opinião.
2º. bimestre Indivíduo, Corpo e Sociedade - Propiciar que o educando tome conhecimento de sua identidade comum a todos os outros seres humanos, considerando a condição humana de ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie. Oferecer aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos, abrindo-se assim para o diálogo com o outro. Identificar e valorizar a trajetória particular dos grupos culturais da comunidade do entorno.

- Compreender a inscrição da cultura sobre o corpo, analisando alguns estilos de produção corporal. Identificar padrões de preconceito e discriminação contra a produção cultural de grupos étnicos e segmentos sociais. Discutir temas de interesse dos alunos para a organização de pesquisa de opinião

  • memória, identidade, corpo, sexualidade, saúde, grupos sociais, papéis sociais, preconceito, tribo urbana.
3º.bimestre Cultura Brasileira e Identidade Nacional Possibilitar a criação de um repertório básico que demonstre a ampla diversidade sociocultural brasileira. Proporcionar aos educandos o reconhecimento de que são agentes e protagonistas da construção/reconstrução dos processos sociais. Valorizar as produções coletivas.  Favorecer o contato com elementos artísticos do patrimônio cultural brasileiro. Conhecer técnicas de organização de questionário. Conhecer ferramentas informatizadas para a digitação dos questionários de pesquisa.
  • identidade, raça, cultura popular, cultura erudita diversidade cultural, memória, patrimônio cultural, cultura da paz, preconceito, questionário de pesquisa social
4º.bimestre Política e sociedade Conhecer alguns dos principais conceitos da Ciência Política. Apresentar habilidades necessárias ao pesquisador de campo. Realizar a aplicação de questionários da pesquisa. Conhecer técnicas para a redação de relatórios e posters para apresentação dos resultados da pesquisa de opinião.
  • poder, nação, participação política, movimentos populares, pesquisa de campo, relatório de pesquisa.
2º. Ano/1º. Bimestre A Sociologia e o trabalho do sociólogo Compreender a importância da disciplina e conhecer algumas possibilidades de inserção profissional do Cientista Social alguns conceitos fundamentais para a análise sociológica. Apresentar a estrutura básica de organização de uma pesquisa de opinião.
  • cultura, noção de estranhamento e desnaturalização, juízo de valor, ética, natureza e cultura, ciência, papéis sociais, etnocentrismo, pesquisa de opinião.
2º.bimestre Trabalho e Sociedade Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação profissional tecnológica. Discutir temas de interesse dos alunos para a organização de pesquisa de opinião.
  • trabalho, taylorismo, fordismo, marxismo, divisão social do trabalho,
3º.bimestre Comunicação e Sociedade Compreender os processos de comunicação na sociedade. Conhecer as principais características da comunicação no contexto da internet. Analisar o impacto da internet na configuração de redes sociais de relacionamento. Conhecer os processos de divulgação do conhecimento científico. Conhecer técnicas de organização de questionário. Conhecer ferramentas informatizadas para a digitação dos questionários de pesquisa.
  • cultura de massa, consumismo, indústria cultural, ideologia, comunicação científica; bibliotecas virtuais, questionário de pesquisa social..
4º.bimestre Desigualdade social e violência no Brasil Apresentar os principais conceitos e estatísticas para o estudo do fenômeno da violência. Apresentar as redes sociais de prevenção e combate à violência. Conhecer técnicas para a redação de relatórios e posters para apresentação dos resultados da pesquisa de opinião.
  • violência, violência de gênero, bullying, distribuição de renda, exclusão social, pesquisa de campo, relatório de pesquisa.
3º. Ano/1º. Bimestre  Cidadania e Direitos Humanos Compreender a importância da disciplina de Sociologia e conhecer algumas possibilidades de inserção profissional do Cientista Social. Conhecer os processos de conquista dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil. Conhecer aspectos da Constituição Brasileira e do Estatuto da criança e do Adolescente. Apresentar a estrutura básica de organização de uma pesquisa de opinião
  • direitos humanos, direitos sociais, direitos políticos, cidadania ativa, cidadania passiva, deveres do cidadão, anistia, pesquisa de opinião
2º. Bimestre Movimentos Sociais no Brasil Conhecer alguns movimentos sociais no Brasil. Evidenciar a relação de poder entre homens e mulheres introduzindo a noção de gênero. Discutir temas de interesse dos alunos para a organização de pesquisa de opinião.
  • desigualdades sociais, movimentos populares, movimento operário, movimento ambientalista, reforma agrária, feminismo, relações de gênero.
3º. Bimestre Neoliberalismo e a Nova ordem Mundial Compreender formas de organização do Estado – absolutista, liberal, socialista, totalitário, neoliberal. Conhecer a estrutura de organização política do Brasil. Apresentar habilidades necessárias ao pesquisador de campo. Realizar a aplicação de questionários da pesquisa. Conhecer técnicas para a redação de relatórios e posters para apresentação dos resultados da pesquisa de opinião
  • absolutismo, liberalismo, socialismo, totalitarismo, pesquisa de campo, relatório de pesquisa
4º. Bimestre Temas da Atualidade na Política Internacional Discutir os principais temas da política internacional na atualidade. Conhecer técnicas para a redação de relatórios e posters para apresentação dos resultados da pesquisa de opinião.
  • política internacional, pesquisa de campo, relatório de pesquisa

 

Bibliografiade apoio para o Professor

Andrade, Mário de. Danças dramáticas do Brasil.Belo Horizonte:Editora Itatiaía, Brasília, 1982, 2ed., 3v.

Aron,Raimond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo, SP: Martins Fontes,1995

Silva,Aracy Lopes da.  A temática indígena naescola – novos subsídios para Professores de 1º. e 2º.grau. São Paulo:  MEC/MARI/UNESCO.

Brasil. Secretaria de Educação Média eTecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Secretaria deEducação. Média e Tecnológica. Brasília:MEC/SEF, 1999,346p.

______. Secretaria de EducaçãoFundamental. Referenciais curriculares nacionais da educação profissional denível técnico. Área profissional: lazer e desenvolvimento social. Secretaria deEducação Média e Tecnológica. Brasília:MEC/2000.

Fernandes,Florestan – O folclore em questão, São Paulo, Hucitec, 1989.

Foucault, Michel, (1999).História da sexualidade: a vontade de saber. 13ª ed.Rio de Janeiro: Graal. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A.Guilhon Albuquerque.

GarciaCancline, Nestor. Asculturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Giddens, Anthony. Sociologia. EditoraArtmed.

Montenegro,Fabio, RIBEIRO, Vera Masagão (Ed.). Nossa escola pesquisa sua opinião: Manualdo professor. 2. ed. São Paulo: Global, 2002.

Oliveira, Roberto Cardoso. “O trabalho doantropólogo:olhar, ouvir, escrever”. IN: Revista de Antropologia, vol. 39, no.1, 1006.

Ortiz, Renato. Cultura Brasileira eidentidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985, 148p.

Pedroso, Regina C. Violência e cidadania noBrasil: 500 anos de exclusão. São Paulo: Ática, 2006.

Schwarcs, Lilia Moritz. O espetáculo das raças:cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. SãoPaulo:Companhia das Letras, 2002, 287 p.

Taboada, Cintia Elias. Cultura tradicional epós-modernidade: estudo do resgate de danças e folguedos tradicionais na cidadede São Paulo. Revista Digital Art &. Ano II, no. 02, out. 2004.

Tomazi, Nelson Dacio (coord.). Sociologia para o ensinomédio.São Paulo:Atual, 2007, 256 p.

Unesco.Manifesto 2000 pela cultura da paz e não violência.

 Materiais Especiais - Filmesem DVD

Milágrimas – Espetáculo de dança comjovens da periferia – Direção Evaldo Bertazzo SESC- SP, 2006.

Jogos e Brincadeirasdo povo Kalapalo – Marina Herrero. SESC- SP, 2006.

Coleção TuristaAprendiz – Grupo A Barca

Tempos Modernos de Charlie Chaplin

A lista de SchindlerSteven Spielberg.

O Jarro – EbrahimForuzesh

 

 

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